terça-feira, 4 de outubro de 2011

Painel Semântico #comofaz?

Bom dia queridos...

Vou tentar dar mais uma explicação da série #comofaz? ...

O QUE É? Uma ferramenta simples de projeto que denominamos: Painel Semântico, ou Briefing Visual. Como quiser! Consiste em uma imagem que sintetiza toda a temática que você deseja trabalhar, dando significado visual e provocando sentidos... Só lembrando que isso não é uma regra, existem profissionais que não utilizam.

PRA QUE SERVE? Ao contrário do que a maioria das pessoas têm em mente, nós designers abominamos a palavra INSPIRAÇÃO. Isso porque tudo faz parte de um processo, um ciclo facilitador para a realização dos projetos e não uma ideia que desce do céu e esbarra na sua cabeça! Então, essa ferramenta serve como foco para o direcionamento da proposta. Acredite, acontecem tantas coisas durante o processo que você pode perder o foco principal! Então vamos lá...

1. Começando com a temática: EU ESTOU GRIPADA! #fato

2. Quando estou gripada eu não quero sair da cama.. isso me remete a ACONCHEGO E PROTEÇÃO!

3. Que me lembra às milhões de receitas de chá que as pessoas me indicam. Só não me venham com chá de alho!! remetendo a DELICADEZA!

4. Que me fazem lembrar da minha avó.... E isso me remete a algo RETRÔ, tipo isso:

De uma maneira ridiculamente grosseira podemos concluir que..
MINHA GRIPE: Aconchego + Proteção + Delicadeza + Retrô

5. E por fim, a síntese das imagens com uma cartela de cores ...

Com essa ferramenta podemos criar uma coleção inteira...

ou apenas um look...

 ou ainda algum sweet figurino da Katy perry! hehehe
Tudo isso sem ser extremamente óbvio colocando uma estampa do tipo: "ATCHIM"!

É claro que com a mesma temática você poderia criar um painel completamente diferente deste e um mix de produtos diversos! Ou até mesmo com uma outra "inspiração" criar produtos similares! E isso foi só pra exemplificar, geralmente a temática é bem mais interessante que a minha Gripe, ou não!

Vou confessar que acabei de reler a explicação e achei confusa, mas não consigo fazer de outra maneira... também acho interessante esse post, porque como já disse aqui uma vez "ninguém vai inventar a roda", apenas fazer uma releitura e dar uma cara diferente a ela...

O que vocês acham? Muito confuso? 
Qualquer dúvida, só comentar!
Beijos.

7 comentários:

  1. Olá Cá, como sua mais nova seguidora (e você já sabe disso) devo dizer que adorei esse post.
    Não achei que ficou confuso, achei mto claro, interessante e uma ótima dica.
    Esse post serve para todas as pessoas, e acho que é até uma ótima maneira de ajudar as meninas (principalmente eu, rs) na hora de se trocar qdo bate aquela dúvida de sempre, com que roupa eu vou?
    Bom é isso !!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ufaa, que alívio!
    Quando li achei que podia estar falando grego..
    Obrigada pelo carinho, e continue acompanhando o Blog!
    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
  3. Achei bacana, dá até para usar na criação web.

    ResponderExcluir
  4. Olá xará rsrs li seu post e não achei confuso. Está bem parecido com o que meu professor de figurino explicou. Só que você deu as imagens à explicação dele. Adorei, me ajudou muito!!
    Bjss

    ResponderExcluir