quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Serigrafia #comofaz

Bom dia queridos...

O verão pede estampas e cores, mas como é que se faz uma estampa??
Hoje eu vou tentar explicar de uma maneira bem simplificada o processo mais utilizado para se fazer uma estampa.. A partir desse método surgiram muitos outros mais elaborados e tecnológicos, mas está aí a base de todos: A SERIGRAFIA.

Com a serigrafia dá pra fazer estampas localizadas ou corridas. Com ou sem textura, flocos, brilho, toque e uma infinidade de coisas, só depende da intenção e do material utilizado.
Passo a passo

1 - Preparar a tela
Geralmente é feita com uma moldura (bastidor) com um tecido sintético (nylon) firmemente fixado.

2 - Fotolito para impressão
A estampa desejada deve ser impressa em um fotolito, que nada mais é do que uma transparência. É importante lembrar que independente da cor da estampa a impressão deve ser preta!

3 - "Queimar" a tela
O fotolito deve ser posicionado sobre a tela que ficará durante um tempo na estufa a uma determinada temperatura. Assim, a parte preta impressa no fotolito não deixará "queimar" a tela permitindo a ultrapassagem da tinta.

4 - Espalhar a tinta
Por fim, é só posicionar a tela sobre o local desejado, despejar a tinta e espalhar com o auxílio de uma espátula. É necessário uma tela para cada cor da estampa.

Parece complicado, mas não é!! Vejam só esse vídeo que dá pra entender bem como a estampa vai tomando formas...
Desculpem pela estampa do Ben10! hehehe. 

E pra finalizar, não deixem de ver esse outro, da Hermès que é simplesmente maravilhoso! Ele é super voltado para o conceito artesanal das peças e tem uma parte que mostra como são feitas as estampas dos lenços.
Lindo né?!

Acredito que depois de conhecer os processos a gente passa a reconhecer o valor agregado nos produtos!! O que vocês acharam? Foi muito confuso?

Beijos e mais beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário